A soja merece a fama de ser super protetora

Publicado por Mtv notícias | Lusa em 14 de Fevereiro de 2018 | 17:33

A soja possui pelo menos cinco agentes anticancerígenos conhecidos. O mais conhecido é a isoflavona Os orientais são grandes consumidores de soja e seus derivados,… [ ]

A soja possui pelo menos cinco agentes anticancerígenos conhecidos. O mais conhecido é a isoflavona


Os orientais são grandes consumidores de soja e seus derivados, como o queijo tofu. Não é à toa que a incidência de problemas cardíacos entre eles é bem menor do que entre as pessoas que vivem no Ocidente. Claro que se deve levar em consideração que eles têm outros hábitos saudáveis no que diz respeito a alimentação, como preferir peixes a um bife suculento. Mas, sem dúvida, a soja presente na sua mesa é uma notória redutora de gorduras.

A soja possui pelo menos cinco agentes anticancerígenos conhecidos. O mais conhecido é a isoflavona. Ela age como antioxidante, combatendo os radicais livres – moléculas responsáveis pelo desenvolvimento de muitos tipos de cancro. Quando entram no organismo, reagem e inibem a ação do harmónio estrógeno – responsável pela multiplicação das células mamárias, inclusive aquelas que podem formar um tumor.

Os grãos e as comidas feitas de soja reduzem o colesterol

O nutricionista James Anderson, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, recomenda que a soja seja incluída diariamente na refeição. Você pode optar por duas colheres de sopa do grão ou 25 gramas, um copo de leite de soja ou duas colheres de sopa da sua farinha.

Comparando pesos iguais, a soja contém mais proteínas e ferro que a carne de vaca, mais cálcio que o leite, mais lecitina que os ovos.

A soja na prevenção de doenças

A maioria de nós ainda não descobriu os benefícios da soja na alimentação, pois o produto de soja  mais consumido em Portugal, é o óleo. Apenas recentemente os benefícios da soja na dieta humana vêm sendo divulgados na Europa e principalmente nos EUA. A recente aprovação pelo FDA americano de um selo especial para produtos enriquecidos com proteína de soja, como benéficos na redução de doenças cardio-coronárias tem demonstrado o interesse e preocupação dos órgãos de saúde americanos com uma dieta mais saudável para o seu povo.

A proteína da soja previne o cancro do cólon, do intestino, da mama e da próstata. Diminui os sintomas de menopausa; previne a osteoporose, a hipertensão, diabetes e Alzheimer.

Deixe o seu comentário

Siga-nos através das redes sociais

últimas
Notícias Relacionadas
Leia também