Aproxima-se asteróide potencialmente perigoso

Asteróide potencialmente perigoso irá passar pela Terra. O objeto possui cerca de 250 metros de diâmetro e estará a viajar a 12 quilómetros por segundo

Asteróide
Autor: Adília Vieira | 29 de Março de 2022

De acordo com o Live Science, um asteróide de tamanho pequeno a médio passará pela Terra a cerca de 12 quilómetros por segundo, no dia 1 de abril deste ano.

Apesar de ser relativamente comum, a notícia de que um asteróide se está a aproximar da Terra suscita preocupações. Afinal, embora os cientistas estudem e prevejam, na maioria das vezes, a sua passagem, os potenciais danos são sempre imprevisíveis.

O asteróide que passará pela Terra no dia 1 de abril foi descoberto em 2007 e tem cerca de 250 metros de diâmetro. De nome FF1 2007, o objeto viaja a até 17 quilómetros por segundo, enquanto orbita em torno do Sol. Além disso, é um dos 15.000 asteróides de classe Apollo.

De acordo com a SpaceReference, uma base de dados online, o asteróide estará o mais próximo da Terra no dia 1 de abril, a uma distância de mais de 7 milhões de quilómetros de nós. Por ter mais do que 140 metros e tendo em conta a distância a que estará de nós, os astrónomos consideram-no “potencialmente perigoso”.

Apesar de as distâncias parecerem enormes, há a possibilidade de os cientistas errarem nos cálculos, bem como a de o asteróide ser afastado do seu caminho pela interação com outros objetos espaciais.

Recorde-se que, há uns dias, um astrónomo húngaro descobriu o 2022 EB5, um pequeno asteróide, apenas duas horas antes de ele atingir a superfície terrestre. Incluindo esse, os cientistas conhecem já cinco.

Deixe o seu comentário