ASAE fecha dois estabelecimentos em Leiria

A ASAE fez rugas em 90 estabelecimentos de Leiria durante este fim de semana. A falta de higiene foi a principal causa de contraordenação

ASAE
Autor: Horta e Costa | 12 de Novembro de 2018

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou na passada sexta-feira e madrugada de sábado, através da Unidade Regional do Centro, uma operação de fiscalização denominada “Brisa do Lis” dirigida a estabelecimentos, localizados no concelho de Leiria, designadamente de restauração e bebidas, empreendimentos turísticos e alojamento local, estabelecimentos de diversão noturna, padarias, entre outros.

“Como resultado da ação, em que estiveram envolvidos cerca de 30 inspetores, foram fiscalizados 90 operadores económicos tendo sido instaurado um processo crime por usurpação de direitos de autor e aproveitamento de obra contrafeita e 40 processos de contraordenação”, refere a ASAE em comunicado.

Segundo o organismo, como principais infrações destacam-se “a falta de requisitos de higiene, falta de afixação de preços, falta de declaração prévia, falta de requisitos em alojamento local, venda de álcool a menores, irregularidades relacionadas com a rotulagem de géneros alimentícios, falta de dísticos obrigatórios, falta de manutenção de extintores, exposição em montra de artigos pornográficos, entre outras”.

Máquinas apreendidas

“Foram apreendidas duas máquinas frequentemente utilizadas para a prática de jogo ilícito num valor aproximado de 7.000 euros e 47, 50 euros em numerário, 125 kg de géneros alimentícios designadamente produtos cárneos, frutas e produtos hortícolas no valor aproximado de 250 euros”, acrescenta.

“Foi ainda determinada a suspensão total de um estabelecimento de restauração e bebidas e uma suspensão parcial de parte de uma unidade de fabrico e armazenamento numa pastelaria, ambas por falta de requisitos de higiene”, conclui a nota.

Deixe o seu comentário
Leia também