ataque terrorista, , , " />
últimas

Ataque terrorista em Estrasburgo

Publicado por Mtv notícias | Lusa em 12 de Dezembro de 2018 | 14:03

Dois mortos, 14 feridos e atirador em fuga. O que se sabe sobre o ataque em Estrasburgo

Terrorismo em França

Siga-nos através do Facebook

O ataque no Mercado de Natal de Estrasburgo, na terça-feira à noite, provocou pelo menos dois mortos e 14 feridos, seis dos quais em estado crítico, anunciou hoje de madrugada o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. O que se sabe até ao momento.

O ataque no Mercado de Natal de Estrasburgo, na terça-feira à noite, provocou pelo menos dois mortos e 14 feridos, seis dos quais em estado crítico, anunciou hoje de madrugada o ministro do Interior francês, Christophe Castaner.

O presumível autor do ataque foi identificado como sendo Chérif C., nascido em Estrasburgo, em 1989, e que foi referenciado pelos serviços de informações franceses em 2016, depois de ter passado pela cadeia entre 2013 e 2015.

Segundo o procurador de Paris, várias testemunhas terão ouvido o suspeito gritar “Allah Akbar” (Deus é grande) antes de começar a disparar. “Tendo em conta o local, o modo de operar, o perfil e testemunhos recolhidos junto de pessoas que o ouviram gritar ‘Allah Akbar’, o departamento antiterrorista do MP de Paris tomou conta da investigação”, disse.

As forças de segurança montaram uma operação de caça ao homem para tentar deter o autor do ataque, que ficou ferido numa troca de tiros com um soldado antes de abandonar o local.

O Ministério Público francês abriu uma investigação por homicídio e tentativa de homicídio relacionada com uma organização terrorista, assim como por associação terrorista.

O Governo francês elevou o nível de alerta no país para “emergência por atentado”, com um reforço de controlo nas fronteiras, aumento de segurança nos mercados de Natal e mobilização de meios envolvidos no dispositivo antiterrorismo.

O Mercado de Natal e todos os espetáculos previstos em instalações culturais da cidade francesa foram anulados.

A polícia alemã intensificou o controlo nos postos fronteiriços com a França. Os controlos estão também a ser reforçados nos transportes públicos, tendo sido, entretanto, reposta a circulação do comboio transfronteiriço D, suspensa na noite de terça-feira, segundo a imprensa.

Não há registo de nenhuma vítima portuguesa

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou hoje não ter até ao momento informação de qualquer vítima portuguesa do ataque. “A informação mais recente que os serviços consulares portugueses têm, de hoje do início da manhã, é de que até agora não há registo de nenhuma vítima portuguesa”, disse o ministro aos jornalistas à entrada para uma reunião com os parceiros sociais sobre o Conselho Europeu desta semana.

Santos Silva frisou contudo que “faltam apurar todas as informações” e há que “aguardar que todas [as vítimas] estejam identificadas”.

Os jogos Nantes-Montpellier e Nice-Saint-Etienne, da 18.ª jornada da liga francesa de futebol, foram adiados devido à insuficiência de forças de segurança nessas partidas. Em comunicado, a Liga Francesa de Futebol Profissional (LFP) comunicou a impossibilidade de realizar os dois encontros, depois de ter tido conhecimento que foram “atribuídas às forças de segurança outras missões” nesse período.


Deixe o seu comentário

Leia também

Notícias relacionadas
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE