Candidatura de Rio enviou SMS falsa aos militantes

Candidatura de Rio enviou uma SMS aos militantes com uma sondagem que dava a vitória ao PSD nas legislativas, caso Rui Rio fosse o candidato

Rui Rio - PSD
Autor: Horta e Costa | 27 de Novembro de 2021

candidatura do atual líder enviou uma SMS aos militantes com a mensagem de que uma sondagem da TVI dava a vitória ao PSD nas legislativas, caso Rui Rio fosse o candidato a primeiro-ministro, noticia o Expresso (acesso pago).

“A sondagem TVI mostra que PSD ganha as legislativas se Rui Rio for líder e perde por 12% se o líder for Paulo Rangel”, dizia o SMS enviado. O semanário escreve também que os resultados do estudo de opinião da TVI/CNN já circulavam dentro do PSD, antes ainda de serem tornados públicas.

Segundo o estudo da Pitagórica, Rui Rio teria 32% contra 38% de António Costa, considerando a distribuição de indecisos. No embate com Paulo Rangel, este teria 23% e o atual primeiro-ministro subiria para 39%.

Como assinala o Expresso, a sondagem não conclui que Rui Rio vence António Costa, a menos que se considerem a grande margem de erro de oito pontos percentuais. Ou seja, considerando o pior resultado possível para António Costa e o melhor para Rui Rio.

Segundo a sondagem divulgada a 25 de novembro, o atual líder do PSD é o preferido de 58% do eleitorado social-democrata para as eleições do partido este sábado, levando vantagem sobre Paulo Rangel, com apenas 27%.

Leia também