Cebola é rainha em Rio Maior

A Feira Nacional da Cebola – FRIMOR, está de volta a Rio Maior de 1 a 4 de setembro. O certame mais antigo do concelho completa 300 anos

Feira Nacional da Cebola em Rio Maior
Autor: Vítor Santos | 30 de Agosto de 2022

Entre 1 e 4 de Setembro terá lugar no Pavilhão Multiusos de Rio Maior, a Feira Nacional da Cebola (Frimor), cujo principal objetivo passa pela aposta e promoção da fileira agro alimentar do concelho.

No certame participam dezenas de produtores e expositores que irão divulgar os seus produtos, com destaque para os tradicionais ceboleiros da região.

Recorde-se que a Frimor é o evento mais antigo de Rio Maior, sendo que a sua história remonta ao século XVIII quando, em 1722, o rei D. José a instituiu como feira franca.

A feira durava então três dias, com início a 13 de setembro, junto da capela de S. Sebastião, onde se transacionavam desde produtos agrícolas, pecuários, metalúrgicos e têxteis a sal das Salinas de Rio Maior.

Atualmente é uma feira agrícola, comercial e industrial que pretende divulgar as potencialidades económicas e potenciar a economia do concelho de Rio Maior.

Este certame promovido pelo Município de Rio Maior, conta também com a participação do CNIRM – Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, na organização da exposição agro alimentar / turística, e da AECRM – Associação Empresarial do Concelho de Rio Maior, na organização dos espaços de mostra de outras atividades económicas, artesanato, doçaria e licores, ficando a cargo da Câmara Municipal a restante organização do certame.

Esta exposição tem como intuito a divulgação e promoção dos principais produtos da região, onde os produtores do concelho têm a oportunidade de dar a conhecer a sua empresa, aumentando assim a visibilidade dos produtos do setor (vinhos, azeite, mel, queijos, enchidos, sal, produção agrícola, panificação, agropecuária, entre outros).

Toy, Pedro Abrunhosa e Paulo Gonzo no regresso da FRIMOR

Toy, Pedro Abrunhosa e Paulo Gonzo são cabeças de cartaz da edição 2022 da FRIMOR. O certame conta, este ano, com algumas novidades, como o regresso do Festival de Fanfarras, da Taça de Portugal de Paraquedismo e do Festival de Folclore.

 Seguindo a já centenária tradição, a FRIMOR 2022 tem uma zona reservada à venda de produtos das duas dezenas ceboleiros presentes, acompanhada pela exposição dos produtos do setor agro alimentar do concelho, uma área de exposição empresarial e artesanato, bem como tasquinhas e zona de divertimentos.

 No cartaz dos concertos, Toy será cabeça de cartaz no dia 1 de setembro, Pedro Abrunhosa é o convidado no dia 2 e para o dia 3 está previsto o concerto de Paulo Gonzo e ainda um Festival de Fanfarras. O Festival de Folclore fecha a programação musical no dia 4 de setembro. Aos concertos principais juntam-se atuações de bandas locais e DJ’s.

 Os bilhetes para os concertos de dia 2 e 3 têm o valor de 5 euros (1 dia) e 7.5 euros (2 dias) e podem ser adquiridos Cineteatro de Rio Maior, online em www.ticketline.pt e nos dias dos concertos na bilheteira do evento. O concerto de Toy e os Festivais de Fanfarras e Folclore são de entrada gratuita.

 Os visitantes da FRIMOR 2022 terão ainda à disposição um amplo espaço de restauração, onde poderão degustar a gastronomia riomaiorense, confecionada pelas associações do concelho. A entrada neste espaço também é gratuita.

Deixe o seu comentário