Combustíveis ficam mais caros a partir de amanhã

Publicado por Horta e Costa em 22 de Abril de 2018 | 13:02

A partir de segunda-feira, os combustíveis ficam novamente mais caros. Aumento será maior na gasolina O preço dos combustíveis volta a encarecer na próxima semana…. [ ]

A partir de segunda-feira, os combustíveis ficam novamente mais caros. Aumento será maior na gasolina


O preço dos combustíveis volta a encarecer na próxima semana. A evolução das cotações em euros aponta para uma subida dos preços – mais acentuada na gasolina que no gasóleo. “A partir de segunda-feira o gasóleo aumenta até meio cêntimo por litro. Já na gasolina as subidas não vão chegar a um cêntimo por litro”, adiantou fonte do setor ao Jornal Económico.

Os aumentos vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos dos hipermercados, onde “as subidas rondam os 0,0022 cêntimos por litro, no caso do gasóleo, e meio cêntimo por litro no que diz respeito à gasolina”, avançou uma outra fonte.

A confirmar-se e será a quinta semana consecutiva de aumentos para a gasolina. Já para o gasóleo é a sexta semana seguida de ganhos, o que levará os preços a tocar o valor mais alto do ano. Neste período, de 12 de março até hoje, o preço do litro da gasolina já subiu seis cêntimos, enquanto o do gasóleo ficou quatro cêntimos mais caro, segundo dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Na primeira semana de janeiro de 2018, o gasóleo era comercializado a 1,330 euros por litro e a gasolina a 1,531 por litro, em termos médios, mostram os mesmos dados.

De acordo com a DGEG, o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa actualmente 1,560 euros enquanto o do gasóleo vale 1,354 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

O último relatório de Bruxelas mostra que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 10ª posição entre os países do espaço comunitário. Os mesmos dados mostram que a fiscalidade é o factor que mais pesa nos preços dos combustíveis em Portugal.

Entre os 28 Estados-Membros, o preço médio de referência da gasolina ronda os 1,395 euros por litro, enquanto o ‘diesel’ vale 1,291 euros por litro. Já na zona euro, um litro de gasolina custa 1,432 euros e um litro de gasóleo vale 1,288 euros.

Deixe o seu comentário

Siga-nos através das redes sociais

últimas
Notícias Relacionadas
Leia também