Coronavírus: perigo real ou um enorme embuste?

Publicado por Vítor Santos em 23 de Março de 2020 | 23:09

Por que razão estes mesmos governos ficaram calados anos e anos perante o devastador número de mortos causado pelo vírus da gripe sazonal?

Nota: Não tenho qualquer formação em medicina ou outro tipo de atividade ligada à saúde. O que vou escrever é tão só a minha opinião e… vale o que vale.

O país e o mundo vivem tempos de contenção e de pânico devido a um vírus de fácil contágio que gera a doença “Covid-19). São centenas de milhares os contagiados e milhares as pessoas vítimas desta pandemia em todo o mundo.

Os governos tentam a todo o custo travar o alastramento de contágio. Impõem medidas restritivas a pessoas e bens, bloqueiam a economia, geram desemprego, causam ansiedade e pânico.

Perante o atual alarmismo gerado pelos próprios governos, pergunto: por que razão estes mesmos governos ficaram calados anos e anos perante o devastador número de mortos causado pelo vírus da gripe sazonal?

Todos os dados indicam que a gripe a que já todos nos habituamos, é muito mais mortífera que o atual covid-19. Se não, vejamos.

A taxa de mortalidade com a gripe sazonal ronda o 4 por cento. A mesma taxa com o covid-19 não ultrapassa os 2 por cento.

Segundo o relatório do Programa de Vigilância da Gripe, recentemente publicado pelo Instituto Ricardo Jorge, revela que a doença matou 3.331 pessoas em Portugal no ano transato. Ainda assim, a atividade gripal na época passada foi considerada “moderada”, afirma o relatório. A percentagem mais elevada de mortes causadas pela gripe verificou-se no grupo etário dos 45 aos 64 anos.

Ainda relativamente à gripe sazonal, a situação verificada noutros países não é diferente de Portugal. Em Itália, por exemplo (em 2019), morreram 8.732 pessoas.

Sabemos que está a aumentar a procura por laboratórios privados para fazer testes ao coronavírus. E não apenas por parte dos utentes, mas também do Governo. Também sabemos que estes laboratórios privados estão a faturar mais de 2,6 milhões de euros por dia com testes ao coronavírus.

Este é um dos interesses que saltam à vista em torno do coronavírus. Mas estou certo que existem outros (interesses), que ainda não consegui descortinar. E temo que o povo esteja a ser enganado. Algo me diz que o Governo esconde informação.

Como escrevi no primeiro parágrafo, este texto é apenas a minha opinião. Entendo que todos devemos continuar a respeitar as recomendações da Organização Mundial de Saúde e acatar o Estado de Emergência imposta pelo Governo.

Permita-me ainda acrescentar um vídeo que achei interessante:

Opinião: Vítor Santos

Deixe o seu comentário

Siga-nos através das redes sociais

últimas
Notícias Relacionadas
Leia também