Corrupção: Imagem de Portugal é cada vez pior

Imagem de Portugal relativamente à corrupção, no contexto internacional está a piorar e isso tem custos reputacionais, alerta especialista

Autor: Vítor Santos | 30 de Setembro de 2021

A imagem de Portugal relativamente à corrupção, no contexto dos outros países do mundo, está a piorar cada vez mais, devido a uma perceção errada daquilo que é efetivamente a corrupção no país, avança o ‘Diário de Notícias’ (DN).

Segundo a mesma publicação, cada vez mais as pessoas são julgadas e condenadas por outros crimes, mas a perceção geral do país é que se trata de corrupção, como é o caso, por exemplo, de Isaltino Morais, Armando Vara e Duarte Lima.

Todos cumpriram ou ainda cumprem “penas de prisão por crimes de colarinho branco”, entendidos erradamente como corrupção: Isaltino foi condenado por fraude fiscal e branqueamento; Vara por tráfico de influências; e Duarte Lima por burla e branqueamento.

Luís de Sousa, cientista político e investigador do ICS-UL (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa), explica ao jornal que isto acontece porque a posição de Portugal no índice internacional é de “estagnação”.

Isto significa que a perceção não piora muito mas também não melhora, havendo depois “países novos na UE, como os vindos do Leste Europeu, caso dos países bálticos e da Eslovénia, que estão a subir muito e a baixar a posição de Portugal”, sublinham citado pelo ‘DN’.

Em causa, adianta, está “o dano reputacional do país” comparativamente com outros, por exemplo na perspetiva da obtenção de investimento direto estrangeiro.

O investigador reitera que havendo países a ultrapassar Portugal no caminho anticorrupção, o nosso país vai ficando numa posição cada vez mais difícil para captar investimento.

Por último, Luís Sousa sublinha um fator importante: a avaliação da perceção portuguesa sobre a corrupção não é feita por sondagem, mas sim “de fora por dentro”, a partir da sede da Transparência Internacional, com recurso às opiniões de empresários ou de jornalistas, o que influencia esta situação.

Leia também