COVID-19: Como obter o certificado digital?

Autor: Adília Vieira | 14 de Julho de 2021

O certificado digital COVID da UE abrange a vacinação, teste ou recuperação da COVID-19 e está disponível em formato digital e em suporte papel.

A aplicação para telemóveis “SNS 24”,  permite a emissão e apresentação do Certificado Digital da UE em formato eletrónico. Esta app já está disponível na loja de aplicações móveis da Google e da Apple.

Através desta aplicação, cada cidadão pode obter, consultar e armazenar o seu certificado digital COVID da UE.

 Obter o Certificado digital via app SNS 24

Obter este documento é tão simples como abrir a app SNS 24, carregar em Certificado Digital COVID e depois escolher o tipo de certificado.

O Certificado Digital COVID da UE abrange três tipos de certificados:

Certificados de vacinação: que comprova que a pessoa foi vacinada contra a COVID-19

Certificados de Testagem: que comprova que a pessoa tem resultado negativo em teste molecular de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN) – RT-PCR, RT-PCR em tempo real, Testes Moleculares Rápidos – para identificação de SARS-CoV-2

Certificados de recuperação: que comprova que a pessoa teve COVID-19, mas que já recuperou da doença

Também disponível para descarregamento nas lojas de aplicações móveis da Google, da Apple e da Huawei está a aplicação móvel de leitura do Certificado Digital UE “Passe COVID”.

Além da consulta dos certificados digitais COVID da UE, a nova “app” possibilita, através de uma navegação e linguagem simples, o acesso rápido a outras funcionalidades e serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde, tais como aceder facilmente a uma teleconsulta, renovar a medicação habitual, consultar a informação no boletim de vacinas, entre outros.

Deixe o seu comentário
últimas notícias
Leia também