… ]

">
… ]

"> … ]

"/> … ]

">

Estatuto editorial

Notícias24 é um jornal livre e independente de quaisquer poderes políticos, económicos, religiosos ou corporativos, norteando-se por princípios de rigor, isenção e qualidade jornalística, de modo a contribuir para uma opinião pública informada e interventiva.

Notícias24 acredita num jornalismo de qualidade e responsável apenas perante os seus leitores, que terá mais valor quanto mais independente, isento, credível e rigoroso conseguir ser.

Noticias24 acredita no primado da pessoa humana, na democracia representativa e na defesa do interesse público, no contexto de uma sociedade aberta, onde cada cidadão tenha liberdade de escolha e de iniciativa e possa melhorar a sua condição com base no mérito.

Notícia24 assume o compromisso de assegurar o respeito pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores.

Notícias24 procura estar em sintonia com a transformação tecnológica em curso na comunicação social, na medida em que as novas tecnologias permitam melhor servir os seus leitores e telespectadores.

Sinopse Notícias24

Notícias24 afirma-se pela positiva, exigência e qualidade na informação que presta aos seus leitores.

Porque o jornalismo moderno exige mais do que a simples descrição dos factos ou a transcrição de declarações e press releases, implicando também uma capacidade crítica e a obrigação de ser útil aos leitores, Notícias24 não pratica um jornalismo tendencioso, ou de facção, mas informa e busca, com sensibilidade, trazer para as suas páginas casos humanos relatados com dignidade e elegância, dando a palavra aos cidadãos desde o cronista ilustre ao povo anónimo.

Rejeitamos um jornalismo anódino e pretendemos implantar uma cultura editorial exigente e atenta à inovação, de forma a não desiludir os leitores mais críticos, sempre com um fortíssimo sentido de responsabilidade social, sobre o qual se erguem os princípios da liberdade de Imprensa.

Em nenhum caso o rigor da informação será sacrificado em face de outros critérios, numa concepção editorial que corresponde a uma dupla exigência, de qualidade e de diversidade, com áreas de informação e tempos de leitura diferenciados. Cada uma destas áreas de informação, abrangendo todos os géneros jornalísticos – da entrevista à reportagem ou da notícia à crónica -, apresenta características específicas que determinam diferenças de estilo gráfico e redactorial.

O factor humano é para nós essencial numa informação que se quer viva e que não se limita a um repositório descolorido de acontecimentos e situações. Não obstante, os pormenores acessórios que intervêm na descrição humanizada de um facto não devem fazer perder de vista o essencial.

O poder do jornalismo só tem efectiva legitimidade se não se confunde com nenhum outro, sendo certo que o trabalho jornalístico, tal como o trabalho artístico ou científico, constitui um fim em si mesmo.

Notícias24 não é o mensageiro de uma verdade instrumental com objectivos políticos, sociais, económicos ou culturais. Respeitando as regras de ouro da técnica e da deontologia, maior será a sua credibilidade junto dos leitores e concidadãos que serve, e com os quais assume o seu primordial compromisso.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE