Foi chocante o que ontem ouvi dos políticos - Mtv noticias: MTV24

Foi chocante o que ontem ouvi dos políticos

45 anos depois de Abril, os políticos estão a destruir a democracia com demagogia intolerável e mentiras arrepiantes

Bem sabemos que nas noites eleitorais todos ganham! Embora, desta vez, houvessem dois líderes partidários a reconhecer a derrota: Assunção Cristas, que colocou o seu lugar à disposição, e Pedro Santana Lopes. Sobre este último, penso que está a ter um triste fim da vida política.

Apesar de muitos anos a acompanhar a vida política, confesso que fiquei surpreendido com algumas reações que fui ouvindo durante a noite de ontem. 45 anos depois de Abril, os políticos estão a destruir a democracia com demagogia intolerável e mentiras arrepiantes.

O caso do PSD é chocante. O partido teve o pior resultado desde 1983 (em 36 anos). Rui Rio foi pior que Santana Lopes em 2005 e pior que Ferreira Leite em 2009. Mesmo assim deitou foguetes! O ambiente na festa era de euforia. Aquilo foi tudo um foguetório! Só faltou mesmo o ir apanhar as canas (não sei se ficaram lá para fazerem isso durante a noite).

Rui Rio, num discurso para dentro do partido, esqueceu-se de agradecer aos portugueses por lhe confiarem o seu voto, limitando-se a dizer que “não há desastre nenhum”. E teve o desplante de atribuir a derrota a alguns militantes do PSD, esquecendo que fez o mesmo, apoiado por Ferreira Leite, Pacheco Pereira e outros caciques do partido quando este era liderado por Passos Coelho.

Disse Rui Rio que “o cataclismo não foi tão grande como previam que iria ser”. Eu não sei se isso foi por inércia dos eleitores ou outra razão qualquer. Apenas sei que o resultado foi tão mau, tão mau, que o PSD não elegeu um só deputado nos três círculos eleitorais do Alentejo, o que é uma humilhação.

Será que os partidos da “geringonça” tinham razão para estarem contentes?

Em minha opinião, a “geringonça” morreu ontem e não pode deitar grandes foguetes.

Ouvimos o que eles disseram! Não vai haver acordos como os que aconteceram há 4 anos, tudo se vai passar a fazer no parlamento. Ora isso vai ser um sufoco para o PS, vai ser um sufoco para Costa e sobretudo para Centeno.

António Costa disse algumas coisas que me deixaram espantado! Por exemplo: disse que os partidos da geringonça “tinham consolidado o seu resultado”. Consolidado? Como se pode falar em consolidado quando o PCP perdeu quase um terço dos deputados e o Bloco perdeu quase 60 mil votos?

Eu sei que eles tentaram disfarçar! não falaram em desaires, deram a ideia que estavam contentes, mas na verdade, na “geringonça”, só o PS é que ganhou e todos os outros perderam.

António disse que os portugueses tinham gostado da “geringonça”, mas a verdade é que os partidos da “geringonça” até perderam votos, o que é um bocado incrível! Perderam 30 mil votos.

Somamos PCP (CDU), Bloco e PS, dá menos 30 mil votos do que há 4 anos. Ou seja, o que o PS subiu não chegou para compensar o que o Bloco e o PCP perderam.

Ora, isto não pode demonstrar um grande amor dos portugueses pela “geringonça”.

António Costa ganhou mas não entusiasmou. Ele teve praticamente a mesma percentagem que Sócrates teve em 2009, ora isto não é muito famoso porque Sócrates vinha da crise económica de 2008 e não destes últimos 4 anos de glória de António Costa. Além disso, não nos podemos esquecer da abstenção que foi a mais elevada de sempre. Não nos podemos esquecer que também subiram os votos em branco e os votos nulos.

Em minha opinião, é claro que o povo não correu às urnas para apoiar este Governo, tal como não correu às urnas para apoiar quaisquer das alternativas.

Mas olhando para o futuro, acho que Costa vai ter mais dificuldade em governar, mesmo tendo agora mais deputados, o que é um bocado paradoxal. Aquilo que eu vi ontem foi o Bloco e PCP a fazerem muitas exigências. Pode ser só retórica, pode ser só para disfarçar resultados (sobretudo no PCP), medíocres.

E resultados medíocres depois de 4 anos a cheirar o Poder, não deve ter deixado os dirigentes daqueles partidos a saltar de contentes.

Opinião de Vítor Santos *

*diretor de informação da MTV24

Deixe o seu comentário
Publicado por Vítor Santos em 7 de Outubro de 2019 | 22:56

Siga-nos através das redes sociais

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE