filho despede-se pai, , " />
últimas

A fotografia que está a comover a Índia

Publicado por Adília Vieira em 19 de Setembro de 2018 | 19:28

Filho despede-se do pai numa fotografia que está a comover a Índia. Uma angariação de fundos para ajudar a família já recolheu mais de cinco milhões de rupias

Filho despede-se do pai

Siga-nos através do Facebook

Há uma fotografia que está a comover a Índia: um menino despede-se o pai que morreu durante um acidente de trabalho nos esgotos de Nova Deli.

A imagem que foi captada e publicada no Twitter pelo jornalista do The Hindustan Times, Shiv Sunny, está a correr mundo reunindo perto de 30 mil gostos.

“O homem era outro pobre trabalhador que morreu nos esgotos de Deli, na sexta-feira”, explica o jornalista acrescentando que “a família não tinha dinheiro para o cremar”. Anil, de 37 anos, morreu de asfixia depois da corda que usava para descer aos esgotos – onde trabalhava – se partiu.

Todos os anos morrem na Índia pelo menos 100 trabalhadores dos esgotos, segundo as estimativas. A falta de equipamento de segurança é a principal razão avançada pelos sindicatos.

O jornalista que captou o momento, mostrou-se abalado com o gesto da criança. “Sou um jornalista de crime e já vi muitas tragédias. Mas isto foi algo que nunca vi”, disse Sunny à emissora britânica.

A mulher e os três filhos – um quarto filho do casal, de quatro meses, tinha morrido de pneumonia na semana anterior porque a família não tinha dinheiro para pagar a medicação – não conseguiam pagar a cremação de Anil, mas os vizinhos ajudaram a pagar.

Esta situação – motivada pela imagem do jornalista – levou a Uday a criar uma angariação de fundos para ajudar a família. Num só dia foram a organização não-governamental recolheu mais de três milhões de rupias – cerca de 36 mil euros. Entretanto o valor já angariado já ultrapassou os cinco milhões de rupias.

O que mais surpreendeu o jornalista não foram as pessoas ligadas a Bollywood que o contactaram para ajudar a família mas as mais pobres que quiseram ajudar mesmo com apenas 10 rupias – que equivale a cerca de 12 cêntimos. “Com as pessoas a ajudar, pode ser que eles agora tenham um futuro”, comentou o jornalista demonstrando esperança que os filhos de Anil possam utilizar o dinheiro angariado para ir à escola.


Deixe o seu comentário

Leia também

Notícias relacionadas