incendio notre-dame, , , , "/>
últimas

Horror! Incêndio na Catedral de Notre-Dame

Publicado por Horta e Costa em 15 de Abril de 2019 | 19:40

“Um horror”, “A emoção de toda uma nação”: As reações ao incêndio na Catedral de Notre-Dame em Paris – França

Incêndio - Notre-dame

Siga-nos através do Facebook




Já começaram a surgir as primeiras reações ao incêndio que deflagrou esta tarde na Catedral de Notre-Dame em Paris, França. A comunidade internacional lamenta a tragédia que hoje está a atingir o monumento francês.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, fala da “Emoção de toda uma nação”. Na sua conta oficial do Twitter, Macron afirma: “Os meus pensamentos estão com todos os católicos e todos os franceses. Como todos os nossos compatriotas, estou triste por ver arder esta parte de nós”.

Marcelo Rebelo de Sousa enviou uma mensagem ao seu homólogo francês com um “abraço sentido”. “Uma dor que nos trespassa o olhar e logo nos marca a alma, Paris sempre Paris ferida na sua Catedral em chamas, um símbolo maior do imaginário coletivo a arder, uma tragédia francesa, europeia e mundial”, lê-se na mensagem.

Jean-Claude Juncker, Presidente da Comissão Europeia, por seu turno, publicou um tweet na sua conta oficial onde afirma que a Catedral de Notre-Dame “pertence a toda a Humanidade”, exclamando depois: “Que triste espetáculo, que horror”. “Partilho a emoção da nação francesa, que é também a nossa”, acrescenta.

A UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – fala de uma “emoção profunda face a este fogo dramático na Catedral Notre-Dame de Paris, inscrita como Património Mundial em 1991”. A UNESCO adianta que estará ao lado da França para salvaguardar e restaurar este património inestimável”.

A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu hoje que a catedral de Notre-Dame, em Paris, atingida por um incêndio, é um símbolo da Franca e da cultura europeia. “Estas imagens horríveis de Notre-Dame causam dor. Notre-Dame é um símbolo da França e da nossa cultura europeia. Os nossos pensamentos estão com os nossos amigos franceses”, referiu o porta-voz da chanceler, Steffen Seibert, na rede social Twitter.

Já o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Heiko Maas, expressou o seu apoio à França e salientou que o incêndio também toca “nos corações” dos alemães. “Notre-Dame em chamas também atinge os nossos corações. Os nossos pensamentos estão com os serviços de emergência e com os nossos amigos franceses e esperemos que não cause vítimas”, frisou o chefe da diplomacia da Alemanha no Twitter.

Também o Presidente norte-americano, Donald Trump, disse que o incêndio na emblemática catedral francesa de Notre-Dame “é horrível de ver” e que “é preciso agir depressa”. “É tão terrível assistir a este gigantesco incêndio na catedral Notre-Dame de Paris, talvez se devesse usar bombardeamentos com água para extingui-lo, devemos agir rapidamente”, escreveu Donald Trump na rede social Twitter.

O Presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, também lamentou o incêndio, considerando que é uma “catástrofe para França”. “As chamas arrasam 850 anos de história, de arquitetura, de pintura, de escultura”. Pedro Sánchez declara o seu apoio a França para “recuperar a grandeza do seu património”, diz Pedro Sanchéz no Twitter.


Deixe o seu comentário

Leia também

Notícias relacionadas
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE