Israel vence festival da Eurovisão

Israel venceu o Festival Eurovisão da Canção 2018. Netta, com o tema “Toy”, foi o tema mais votado pelo público e chegou ao fim da noite com 529 pontos

Autor: Vítor Santos | 12 de Maio de 2018

Israel venceu o Festival Eurovisão da Canção 2018. Netta, com o tema “Toy”, foi o tema mais votado pelo público e chegou ao fim da noite com 529 pontos. Já Portugal ficou no último lugar, sendo o país com menos pontos (39) dos 26 concorrentes. A final decorreu este sábado, 12 de maio, na Altice Arena, em Lisboa.

“Obrigado por aceitarem a diferença”, frisou a cantora israelita ao receber o troféu das mãos de Salvador Sobral. A última vitória de Israel tinha sido em 1998, há 20 anos.

O primeiro país a dar pontos à canção portuguesa foi a Holanda (2 pontos). Espanha deu zero pontos à canção “O Jardim”, enquanto a Irlanda atribuiu seis pontos a Cláudia Pascoal e Isaura.

A Suíça deu 3 pontos a Portugal e 12 pontos a Alemanha. Já o júri português deu 12 pontos à Estónia.

Na votação do júri, Áustria ficou em primeiro lugar com 271 pontos.

Na votação do público, Portugal foi o segundo país menos votado. No total, “O Jardim” somou 39 pontos.

Ao contrário de 2017, as votações foram bastante renhidas até ao final.

Os finalistas da Eurovisão foram escolhidos em duas semifinais: na primeira semifinal, Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, República Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda garantiram passagem até à final. Já na quinta-feira, as canções da Sérvia, Moldávia, Hungria, Ucrânia, Suécia, Austrália, Noruega, Dinamarca, Eslovénia e Holanda foram as mais votadas, qualificando-se para a final.

Portugal, por ser o país organizador, e os “Big Five” (Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Itália) tiveram acesso direto à final.

Fica o videoclip oficial

 

Leia também