alcobaça, , , , , " />
últimas

Medicina dentária em três centros de saúde do Oeste

Publicado por Adília Vieira em 27 de Fevereiro de 2019 | 14:50

Consultas de medicina dentária arrancam em três centros de saúde do Oeste, divulgou hoje a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Saúde oral

Siga-nos através do Facebook

Os centros de saúde das Caldas da Rainha, Alcobaça e Óbidos são os três primeiros do Oeste a disponibilizar consultas de medicina dentária, divulgou hoje a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Os gabinetes de medicina dentária estão em funcionamento “desde esta semana” nos centros de saúde das Caldas da Rainha, Alcobaça e Óbidos, os três primeiros do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte a disponibilizar aquela especialidade aos utentes, divulgou a ARSLVT.

Em comunicado, a diretora executiva do ACES, Ana Pisco, classificou como “um marco importante” o facto de, “a partir de agora”, se disponibilizar à população destes concelhos “mais uma especialidade clínica que certamente se transformará numa mais-valia”.

O acesso à consulta depende da referenciação do médico de família, considerando-se prioritários “os adultos com diabetes, doença cardíaca e oncológica e grupos vulneráveis”, explicou a ARSLVT.

Os centros de saúde contam com duas médicas dentistas e duas assistentes contratadas em regime de prestação de serviços, que “passam a estar dois dias por semana em cada um dos centros de saúde”, precisou aquela entidade.

A expectativa da ARSLVT é de que, “em março, seja possível alargar as consultas ao Centro de Saúde de Peniche, onde atualmente decorrem obras de beneficiação” e, numa segunda fase, aos centros de saúde do Bombarral e da Nazaré.

Nos seis concelhos da área de influência do ACES Oeste Norte existiam já higienistas orais que dão resposta a crianças e jovens, nomeadamente na área dos cheques-dentista e Saúde Escolar.

Na área da ARSLVT existem atualmente 39 gabinetes de Medicina Dentária no âmbito do programa “Saúde Oral para todos”, que conta com a colaboração das câmaras municipais para equipar os gabinetes dos centros de saúde.

O objetivo a nível nacional é que, “até junho de 2020, todos os municípios do país tenham, pelo menos, um consultório de dentista”, vincou a ARSLVT, lembrando que “pela importância que adquire no bem-estar pessoal, a Saúde Oral deve fazer parte dos cuidados preventivos e de proximidade”.

O ACES Oeste Norte presta cuidados de saúde primários à população dos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche, num total de cerca de 200.000 utentes e de uma área territorial de 1.052 quilómetros quadrados.


Deixe o seu comentário

Leia também

Notícias relacionadas
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE