Mercúrio atravessa-se entre o Sol e a Terra

Publicado por Adília Vieira em 10 de Novembro de 2019 | 22:04

Raro evento astronómico ocorre esta segunda-feira e só se repete em 2032. O planeta será visível sob a forma de um ponto negro que se move em frente ao sol

Esta segunda-feira, 11 de novembro, Mercúrio passará entre a Terra e o Sol, protagonizando um raro evento astronómico que só voltará a ser presenciado da terra daqui a 13 anos.

“Da nossa perspetiva da Terra, só podemos ver Mercúrio e Vénus quando (estes) estão ou passam em frente ao Sol (…) e é por isso que este é um evento raro que não quererá perder”, escreve a agência espacial norte-americana (NASA) na sua página oficial.

Os trânsitos de Mercúrio acontecem, aproximadamente, “13 vezes a cada 100 anos“, segundo a AccuWeather, que indica que o próximo fenómeno deste tipo só vai acontecer em 2032.

De acordo com a NASA, o fenómeno poderá ser observado em quase toda a América do Norte e do Sul, bem como na Europa, África e oeste da Ásia.

Mercúrio começará a sua viagem através da nossa estrela na próxima segunda-feira pelas 12:30. Durante o espetáculo, que durará 5 horas, o planeta será visível sob a forma de um ponto negro que se move em frente ao sol. Todo o trânsito estará concluído pelas 18:30 horas.

Nesse tempo de exposição, para observar o evento e tendo em conta o tamanho pequeno do planeta, serão necessários binóculos ou telescópios com filtro solar.

Os cientistas recordam ainda que a observação direta do Sol sem equipamentos especiais de proteção pode causar danos nos olhos e perda de visão.

Deixe o seu comentário

Siga-nos através das redes sociais

últimas
Leia também
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE