Com poder curativo, o fruto, folha e raiz do morango são usados na medicina doméstica combatendo várias enfermidades
O morango é recheado de substâncias protetoras. Além da vitamina C, possui boas doses de uma substância conhecida por quercitina que é mais um antioxidante, ou seja, uma molécula capaz de neutralizar os radicais livres, que acabam por levar as gorduras a que se depositam nos vasos sanguíneos.
O morango, tal como referido acima, contém vitamina e nutrientes como hidratos de carbono, proteínas, gorduras, sais, vitamina A, vitamina B¹, vitamina B², vitamina B5 e vitamina C. Os sais do morango são sódio, potássio, cálcio, silício, fósforo, ferro e cloro.
Com poder curativo, o fruto, folha e raiz do morango são usados na medicina doméstica combatendo várias enfermidades.
A raiz do morango é adstringente e diurética. As folhas combatem diarreia crónica. Mas é no fruto que encontramos os maiores benefícios.
O morango combate os cálculos biliares e areias visicais e é bom para o bom funcionamento dos rins, combate e expulsa os vermes até a solitária. É indicado para combater catarros pulmonares, gota, artritismo e icterícia.
Se adicionar leite aos morangos, facilita o metabolismo dos ácidos ajudando na digestão. Batido com leite é uma ótima vitamina para as crianças.
Mas não esqueça que as vitaminas do morango são muito mais aproveitadas comido crú, in natura.