Morreu Maria de Lourdes Modesto

Morreu Maria de Lourdes Modesto: as histórias, ingredientes e sabores que temperaram a vida da guardiã da gastronomia nacional

Maria Lurdes Modesto
Autor: Administrador | 19 de Julho de 2022

Maria de Lourdes Modesto, autora de vários livros de gastronomia portuguesa, morreu esta terça-feira aos 92 anos. A informação foi avançada pelo jornal Público e confirmada ao Notícias24 ​por ​​​​​​fonte próxima da família.

Nascida em Beja em 1930, ficou conhecida do grande público ao fazer um programa de televisão na RTP, nos final dos anos de 1950, sobre cozinha tradicional portuguesa.

Presidente da República evoca “figura simpática e popular”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destaca o trabalho de Maria de Lourdes Modesto de várias décadas na televisão. Numa nota divulgada no site da Presidência, o chefe de Estado destaca “a figura muito simpática e popular da nossa televisão, através do programa de culinária que apresentava e que, em vários aspetos, era inovador para a época.”

“Galardoada como Comendadora da Ordem do Mérito em 2004, pelo Presidente Jorge Sampaio, foi também autora e tradutora de livros de referência na arte culinária, recolhendo receitas e inovando noutras”, acrescenta a nota.

Maria de Lourdes Modesto, “A diva da gastronomia portuguesa”

Conhecida como “A diva da gastronomia portuguesa”, Maria de Lourdes Modesto, colheu honras e louros nos mais variados palcos. O gastrónomo José Quitério aclamou-a como “uma das cada vez mais raras Guardiãs do Fogo”. Por seu turno, o jornal norte-americano “New York Times” chamou-lhe, num artigo de 4 de março de 1987, “Portugal’s Julia Child” (famosa cozinheira norte-americana). Também o jornalista e cronista Miguel Esteves Cardoso, na sua coluna “Ainda Ontem”, a louvou como “Uma das três grandes génios nascidas no século XX [em Portugal]”.

Em 2004, Maria de Lourdes Modesto foi nomeada Comendadora da Ordem do Mérito. Adepta da simplicidade na cozinha, a gastrónoma foi também uma das primeiras divulgadoras da alimentação saudável, tendo apresentado um programa de TV dedicado a esta área. Muito antes disso chegou a dar aulas de culinária no Liceu.

Entre os muitos títulos com autoria de Maria de Lourdes Modesto, estão a “Grande enciclopédia da cozinha”, “Cozinha tradicional Portuguesa” – o livro de culinária mais vendido em Portugal.

Leia também