Multas falsas recebidas por email

Autor: Adília Vieira | 25 de Fevereiro de 2021

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) alertou esta quinta-feira para “a existência de vários emails fraudulentos enviados em seu nome, que notificam os cidadãos de um suposto auto de contraordenação, indicando um link onde devem carregar”.

A entidade assegura que os emails, identificados desde o ano passado, são “phishing”, ou seja, “uma tentativa fraudulenta de obter informações confidenciais, por meio de disfarce de uma entidade conhecida”.

Sempre que a ANSR identifica estes casos alerta “as entidades competentes” e comunica “aos cidadãos que não devem clicar em qualquer link, devendo ignorar o email em questão”.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária lembra ainda que “não efetua notificações dos autos de contraordenação por via eletrónica sem consentimento prévio“. Essas notificações cumprem “um conjunto de critérios de acordo com os modelos previstos na lei”.

A informação sobre a autenticidade das notificações pode ser consultada neste link: http://www.ansr.pt/Documents/Autenticidade%20notifica%C3%A7%C3%B5es.pdf

Deixe o seu comentário
últimas notícias
Leia também