Não preciso de vocês para nada… mas aprovem lá, s.f.f

A brincar com coisas sérias também se faz jornalismo. Ora tomem lá a dose de hoje, 20 anos depois de Steve Jobs apresentar o primeiro iPod

Dose
Autor: Vítor Santos | 23 de Outubro de 2021

Afirmação fictícia, atribuída com imaginação muito fértil a um PM que hoje negoceia com os seus ex-futuros-de-novo-parceiros de geringonça. É a Dose Diária de hoje, 20 anos depois de Steve Jobs apresentar o primeiro iPod – e a Música (e sua comercialização) nunca mais foi a mesma.

A novela do OE22 tem hoje mais um episódio, para muitos o final: os parceiros da antiga (futura?) geringonça vão a São Bento negociar com o PM, que entretanto lá foi avisando que, se for preciso, também governa sem Orçamento, não seja por isso.

Com as atenções do país centradas na política orçamental (pois sim…) e na alta dos preços dos combustíveis, passa para segundo plano a pandemia de COVID-19 (sim, ainda existe). Estaremos a fazer bem? Se calhar, não…

Escaldada pelo que se passou no início do ano, e avisada do que se passa lá fora, a DGS prepara (e muito bem) um plano de atuação para os próximos meses. Três cenários: um “está tudo OK”, outro “assim-assim”, e o terceiro “ai meu Deus!”.

Já era suficientemente grave a conta oficial de Twitter do Ministério da Cultura ser usada para propaganda politico-partidária. Mas fazê-lo com erros de cálculo e com análises, no mínimo, duvidosas é uma gota de água que nunca deveria fazer transbordar o copo. Se calhar, com 0.25% do OE22, não se podia esperar melhor.

Impermeável a questiúnculas e guerrinhas de poder, a Cultura lá vai fazendo o que pode. Exemplo: na Amadora, a capital portuguesa da Banda Desenhada, decorre mais um festival daquela que é considerada a 9ª Arte.

Cultura e Ciência andam de mãos dadas, quanto mais não seja pelo parco investimento cá no burgo. Cientistas da Universidade do Porto vão estudar se a fauna bacteriana do nosso intestino influencia a personalidade de alguns indivíduos. Explicaria tanta coisa…

Os World Travel Awards são vistos como os Óscares do Turismo, e Portugal tem sido cliente regular. Em 2021, depois de dois ‘lockdowns’, parece que recuperámos a tendência: que o digam a Madeira, os Açores e o Algarve.

Hoje é um dia movimentado para os lados de Alvalade: o Sporting recebe em casa o Moreirense, no regresso do Nacional de futebol, mas umas horas antes realiza-se uma Assembleia-Geral na qual o presidente Varandas espera reverter o recente chumbo das contas referentes às épocas 2019/20 e 2020/21.

Mas também o Porto joga hoje, em Tondela, e em caso de vitória assume a liderança provisória e coloca pressão extra sobre o Benfica, que só joga amanhã.

Até segunda-feira em mais uma Dose Diária. Bom fim de semana!

Leia também