carne apreendida, , , "/>
últimas

Portugal importa carne de animais doentes

Publicado por Adília Vieira em 31 de Janeiro de 2019 | 15:55

Carne de animais doentes chegou a Portugal, oriunda de um matadouro polaco mas foi detetada e destruída antes de entrar no circuito comercial

Carne de vaca

Siga-nos através do Facebook




Portugal está entre os dez países que terão recebido carne de vaca de um matadouro polaco filmado a aproveitar animais doentes com tumores e feridas, avança a Euronews. Autoridades portugueses identificaram um lote de 99 quilos que foi destruído antes de entrar no circuito comercial.

Em comunicado, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) esclarece que, após o alerta, “as autoridades nacionais desencadearam de imediato todas as diligências, tendo apreendido a totalidade do lote de carne (99 Kg), que foi encaminhado para destruição”.

O canal de notícias Euronews revelou, esta quinta-feira de manhã, que Portugal era um dos dez destinos da carne proveniente de um matadouro filmado a aproveitar carcaças de animais feridos ou doentes.

A notícia levou as autoridades europeias a agir de imediato. “A prioridade, agora, é retirar do mercado todos os produtos oriundos deste matadouro”, disse, em comunicado, o Comissário Europeu para a Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis. “Peço aos Estados-membros afetados que tomem medidas rápidas”, instigou.

Animais eram maltratados

As imagens captadas por uma câmara oculta num matadouro da região polaca de Mazóvia e divulgadas pela estação de televisão TVN 24 não deixam margem para dúvidas, escreve a Euronews. A polícia polaca está já investigar o caso do abate de gado bovino para consumo num matadouro suspeito de tráfico ilegal de animais doentes.

O espaço está selado e as atividades do mesmo foram suspensas.


Deixe o seu comentário

Leia também

Notícias relacionadas
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE