Prepare-se para desembolsar mais uns euros para atestar o depósito do seu automóvel. Os preços dos combustíveis voltam a subir na próxima semana, ficando mais caros já a partir de segunda-feira. A evolução das cotações em euros aponta para um aumento dos preços em até dois cêntimos por litro na gasolina e 1,5 cêntimos por litro no gasóleo.
Os aumentos vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos dos hipermercados, onde “o preço do gasóleo vai subir 0,0114 euros e o da gasolina vai aumentar 0,0157 euros”, avançou outra fonte.
A confirmar-se e será a terceira semana consecutiva de aumentos para a gasolina 95. Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,563 euros enquanto o do gasóleo vale 1,398 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a sétima gasolina 95 mais cara dos 28 países da União Europeia, 9 cêntimos acima da média europeia e 20 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 9ª posição do ranking europeu. A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que, sem impostos, o preço da gasolina é mais barato em terras lusas. Sem carga fiscal, cada litro de gasolina 95 em Portugal custaria 58 cêntimos, ou seja, seria mais barata do que os 61 cêntimos em Espanha.