Presidente angolano vai receber Chave da cidade de Lisboa - Mtv noticias: MTV24

Presidente angolano vai receber Chave da cidade de Lisboa

Câmara de Lisboa propõe atribuição de Chave de Honra da cidade de Lisboa ao chefe de Estado angolano, João Lourenço

Presidente Fundação José Eduardo dos Santos

A Câmara Municipal de Lisboa vai apreciar na quinta-feira, em reunião privada do executivo, a atribuição da chave da cidade ao Presidente de Angola, João Lourenço, por altura da visita de três dias que fará a Portugal.

A proposta, assinada pelo presidente da câmara da capital portuguesa, Fernando Medina (PS), prevê a atribuição da Chave de Honra da cidade de Lisboa ao chefe de Estado angolano, e sublinha que a passagem de João Lourenço pelos Paços do Concelho “muito dignifica e honra o município, a cidade e os seus habitantes”.

O Presidente de Angola realiza entre 22 e 24 de novembro uma visita a Portugal, que inclui no primeiro dia uma sessão no parlamento e uma cerimónia nos Jerónimos.

A Assembleia da República realiza, em 22 de novembro, uma sessão de boas vindas ao Presidente de Angola, na qual João Lourenço fará um discurso aos deputados portugueses.

No mesmo dia, o Presidente de Angola será recebido nos Paços do Concelho de Lisboa, refere a proposta à qual a Lusa teve acesso.

Antes disso, João Lourenço irá estar no Mosteiro dos Jerónimos, onde irá colocar uma coroa de flores, disse fonte oficial angolana.

A proposta, que será apreciada pelos vereadores da Câmara de Lisboa, lembra “a cooperação existente a nível político e diplomático, entre Portugal e Angola, quer bilateral, quer multilateralmente, no âmbito da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, bem como os laços de amizade que unem os dois povos”.

O documento aponta também “as relações existentes entre Lisboa e Luanda, concretizadas no Acordo de Geminação entre as duas cidades a 11 de outubro de 1988”.

No texto, Fernando Medina realça ainda “as afinidades existentes a nível bilateral, cultural e institucionalmente, e multilateral, no âmbito da UCCLA — União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa”.

O convite para João Lourenço fazer um discurso no parlamento português, durante a sua visita a Portugal, foi concertado pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, com o Governo e com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A 17 de setembro, durante a visita oficial do primeiro-ministro a Luanda, António Costa afirmou que as visitas de alto nível político entre os governos de Portugal e Angola têm de ser menos espaçadas no tempo a partir de agora, evitando a acumulação de “muitas matérias” bilaterais por tratar.

O último primeiro-ministro de Portugal a visitar Angola foi Pedro Passos Coelho em 2011. Já quanto a Presidentes da República de Angola de visita a Portugal, o último foi José Eduardo dos Santos, em 2010.

Deixe o seu comentário
Publicado por Horta e Costa em 14 de Novembro de 2018 | 20:50

Siga-nos através das redes sociais

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE