Propriedades e benefícios da hortelã

A hortelã é rica em ferro, cálcio, magnésio, potássio, sódio e nas vitaminas do complexo B e C. Antioxidante, ajuda na conservação da pele e do cabelo

Hortelã
Autor: Adília Vieira | 16 de Novembro de 2021

O mentol, substância presente na hortelã, é conhecido no combate a bactérias e como calmante para dores musculares, além de ser anestésico.

A hortelã é uma erva aromática que pode ser usada na culinária e para fins medicinais uma vez que possui ação analgésica, antiespasmódica, e afrodisíaca, sendo um ótimo chá para beber a seguir às refeições porque ajuda na digestão.

Benefícios da hortelã

Auxilia no tratamento de gripes, pois contém ácido ascórbico, mentol e tinol na sua composição, tendo uma ação expectorante e descongestionante.

Possui propriedades que ajudam a combater vírus e bactérias; alívio de dores musculares e ajuda na digestão. Auxilia no tratamento de diarreias, cólicas e dores estomacais.

Diminui sintomas de stress, ansiedade e agitação por ter efeitos tranquilizantes. Combate as dores de garganta. Alivia alterações digestivas, pois esta planta tem efeito anti-espasmódico, capaz de diminuir cólicas intestinais e alterações digestivas, e anti-emético, aliviando náuseas e vómitos.

Combate a dor de cabeça, por ser vasodilatador e ser capaz de ativar a circulação. Limpa o sangue e ajuda na libertação de toxinas. É diurético e útil para eliminar resíduos corporais.

Bom para a saúde bucal. É consumida para restringir o mau hálito. Combate bactérias e germes na boca. Também protege os dentes e gengivas.

As folhas de hortelã podem aliviar dores musculares, dores de cabeça e até mesmo dores de estômago.

Leia também