Proteção Civil: ex-comandante contratado por 35 mil euros

Ex-comandante da Proteção Civil depois de ter sido forçado a pedir a demissão, é agora contratado como assessor pelo valor de 35 mil euros O antigo comandante operacional nacional (Conac) da Protecção Civil, Rui Esteves, foi contratado para prestar serviços de assessoria técnica na área da protecção civil e defesa da floresta contra incêndios. O […]

Autor: Vítor Santos | 13 de Abril de 2018

Ex-comandante da Proteção Civil depois de ter sido forçado a pedir a demissão, é agora contratado como assessor pelo valor de 35 mil euros


O antigo comandante operacional nacional (Conac) da Protecção Civil, Rui Esteves, foi contratado para prestar serviços de assessoria técnica na área da protecção civil e defesa da floresta contra incêndios.

O contrato, no valor de 35 mil euros, surgiu quatro meses depois de Rui Esteves se ter demitido devido a irregularidades encontradas relacionadas com as suas habilitações académicas.

Segundo avança o jornal “Público”, o convite foi feito por Joaquim Morão, antigo presidente socialista da Câmara Municipal de Castelo Branco, que é apontado como próximo do antigo primeiro-ministro, José Sócrates. O contrato foi assinado em finais de janeiro e prevê que Rui Esteves preste serviços de “assessoria técnica” à Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), da qual o Joaquim Morão é secretário executivo.

Recorde-se que em setembro do ano passado, foi revelado que Rui Esteves conseguiu o diploma de licenciatura em Protecção Civil por equivalência a 32 das 36 unidades curriculares, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). O antigo comandante nacional da Proteção Civil apenas terá feito quatro cadeiras por “avaliação em exame”. As restantes 32 terão sido concluídas com base no currículo apresentado, onde estão incluídos os cursos de formação que fez em Portugal e no estrangeiro e a sua experiência profissional.

O caso levou Rui Esteves a apresentar a sua demissão dias depois.

Deixe o seu comentário