arraiolos, , , , "/>
últimas

“Semanas do Porco” nos restaurantes de Arraiolos

Publicado por Horta e Costa em 7 de Fevereiro de 2019 | 15:02

“Semanas do Porco” começam sábado nos restaurantes de Arraiolos, no distrito de Évora com 24 restaurante aderentes

Semanas do Porco em Arraiolos

Siga-nos através do Facebook




Um total de 24 restaurantes do concelho de Arraiolos, no distrito de Évora, participa na edição deste ano da iniciativa gastronómica “Semanas do Porco”, que decorre a partir de sábado e até ao dia 24 deste mês.

O evento, tal como outras semanas temáticas ao longo do ano, integra a 20.ª edição da Mostra Gastronómica de Arraiolos, que vai ter lugar, simultaneamente com o 12.º Festival da Empada e a Feira do Tapete de Arraiolos, entre 25 de outubro de 03 de novembro, na sede de concelho.

Nesta primeira iniciativa do ano, em que a gastronomia à base de carne de porco vai “imperar” nas ementas dos 24 restaurantes aderentes, os clientes vão poder “reencontrar os pratos típicos da cozinha arraiolense e alentejana”, realçou hoje o município.

“Esta é a época do ano em que os ciclos das culturas e da vida no campo traziam à mesa a ‘carne do alguidar’ e se faziam os enchidos”, lembrou a autarquia, em comunicado.

A presidente da câmara, Sílvia Pinto, citada no comunicado, também destacou que os clientes dos restaurantes aderentes à iniciativa vão poder “encontrar os sabores peculiares” da cozinha local e regional, “procedentes de usos e costumes cuja prática continuada lhes outorgam autenticidade gastronómica”.

A carne de porco, lembrou ainda a autarca, está também presente nas tradicionais empadas de Arraiolos e nos pastéis de toucinho, que são produtos “de presença relevante” nas mesas locais.

Nestas “Semanas do Porco”, promovidas pelo município, 10 dos restaurantes aderentes estão localizados na sede de concelho e seis situam-se em Vimieiro.

Dos restantes, de acordo com informações fornecidas à agência Lusa pela autarquia, três estão em Igrejinha, dois em Sabugueiro, um está situado na localidade de Ilhas, outro em S. Pedro de Gafanhoeira e o último encontra-se em S. Gregório.

Lombinhos de porco com enchidos, bochechas grelhadas com migas de coentros, entrecosto de porco preto assado com mel e vinho, carne de porco à alentejana, pezinhos de coentrada, secretos com migas de tomate ou carne de porco com ameijoas são alguns dos pratos que constam das ementas.

Rechina, secretos com migas de espargos, migas com carne do alguidar, queixadas de porco no forno, chispe com grão, cabeça de porco com feijão branco ou plumas e segredos de porco preto são ainda outras das “iguarias” que esperam os comensais.

As semanas gastronómicas temáticas têm como objetivo divulgar a gastronomia e contribuir para a preservação das tradições locais, através da apresentação de pratos característicos de cada época do ano, explicou a autarquia.


Deixe o seu comentário

Leia também

Notícias relacionadas
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE