… ]

">
… ]

"> … ]

"/> fado bicha, " /> … ]

">
últimas

Silêncio, que se vai cantar o Fado Bicha

Publicado por Mtv notícias | Lusa em 17 de Maio de 2018 | 13:57

O que torna uma pessoa homem ou mulher é uma “inquietação” que Lila Fadista espera ajudar a responder cada vez que subir ao palco com… [ ]

Siga-nos através do Facebook

O que torna uma pessoa homem ou mulher é uma “inquietação” que Lila Fadista espera ajudar a responder cada vez que subir ao palco com o Fado Bicha, um projeto musical que quer dar mais visibilidade à comunidade LGBTI.

A problemática do género é apenas uma das muitas que têm eco na voz de Lila Fadista e nos acordes de João Caçador, a dupla que forma o Fado Bicha, um projeto que, através do género musical português por excelência, procura dar visibilidade às histórias da comunidade Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo (LGBTI).

Nada no Fado Bicha é por acaso e o nome também não, já que a palavra ‘bicha’ “tem um caráter muito negativo” e uma carga bastante pejorativa entre os homens homossexuais, por servir para definir especificamente os “homens homossexuais femininos”.

“Isso para nós acaba por representar uma ideia de subversão. Uma subversão que vale pela maneira como sentimos o fado e porque sentimos que faz sentido pegar nas tradições e naquilo que faz parte da nossa identidade e misturar com outras faces da nossa identidade”, explicou Lila Fadista à Lusa.

Subversão que começa logo no facto de os fados não serem acompanhados com viola ou a tradicional guitarra portuguesa, mas sim com guitarra elétrica, e que continua pelas letras fora, muitas tendo por base fados tradicionais que são alterados para se adaptarem à realidade LGBTI.

Um desses fados, e o primeiro a fazer parte da lista de músicas interpretadas pelo Fado Bicha, é o “Namorico do André”, uma adaptação do fado “Namorico da Rita”, que ficou conhecido pela voz de Amália Rodrigues, e que fala da relação entre dois homens.

Fica o vídeo


Deixe o seu comentário

Leia também

Notícias relacionadas
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE