Sonda Juno visita a lua Ganimedes e a NASA partilhou vídeo

Autor: Adília Vieira | 15 de Julho de 2021

Esta é a maior aproximação à lua de Júpiter nas últimas duas décadas e o vídeo usa imagens da JunoCam para mostrar as impressões captadas pela sonda da NASA. A música de Vangelis ajuda a dar mais ambiente.

As imagens foram captadas a 7 de junho quando a sonda Juno fez a aproximação a Ganimedes, a lua de Júpiter que está coberta de gelo. A NASA diz que esta é a maior aproximação a esta lua nas últimas duas décadas, e as imagens captadas pela JunoCam foram projetadas numa esfera digital e usadas para criar a animação flyby que foi partilhada pela agência espacial norte americana.

A missão seguiu depois para Júpiter, na 34ª aproximação ao planeta desde que chegou à sua órbita em 2016. A sonda percorre o planeta de polo a polo em menos de três horas. A aproximação a Ganimedes e partida para Júpiter são também retratadas no vídeo que tem a animação de Koji Kuramura, Gerald Eichstädt e Mike Stetson, e foi produzido por Scott J. Bolton. A banda sonora de Vangelis completa o efeito impressionante das imagens desta lua, que nos permite uma visão de “capitão de nave” a cada aproximação.

A atmosfera turbulenta, e os efeitos que apresenta, são quase hipnóticos e trazem uma nova perspetiva sobre as viagens no espaço, como refere o produtor. “Hoje, conforme nos aproximamos da perspetiva emocionante dos humanos serem capazes de visitar o espaço em órbita ao redor da Terra, isso impulsiona nossa imaginação décadas no futuro, quando os humanos visitarão os mundos alienígenas no nosso sistema solar.”

A NASA já prolongou a missão da sonda Juno até setembro de 2025, o que vai permitir ter mais tempo para explorar o espaço próximo de Júpiter a uma distância de cerca de 630 milhões de quilómetros da Terra.  Para já, no cronograma da missão, está prevista uma nova exploração da lua Europa, outra das luas de Júpiter, em 2022.

Deixe o seu comentário
últimas notícias
Leia também