Três bombeiros feridos num acidente em Leiria

Quase 1.400 operacionais combatiam hoje à tarde 11 incêndios em curso no país. Três bombeiros feridos em acidente quando iam combater fogo em Leiria

Bombeiros feridos
Autor: Adília Vieira | 8 de Julho de 2022

Três bombeiros ficaram hoje feridos na sequência do despiste da viatura onde seguiam para combater um incêndio que está em curso na freguesia da Maceira, concelho de Leiria, disse à agência Lusa o vereador Luís Lopes.

Segundo o vereador da Câmara de Leiria Luís Lopes, que tem, entre outros, o pelouro da Proteção Civil, os três bombeiros sofreram ferimentos ligeiros e foram transportados para o hospital, “mas apenas por precaução e para exames de diagnóstico”.

O acidente ocorreu no Itinerário Complementar 2, na Azoia, onde a viatura, dos Bombeiros Voluntários de Leiria, “tombou lateralmente”, esclareceu.

De acordo com o sítio na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o alerta para o fogo, na localidade de Telheiro e em mato, chegou às autoridades às 14:41, sendo que duas horas depois estavam no local 153 operacionais apoiados por 41 veículos e três meios aéreos.

“O fogo está em curso, com muito vento e muitas projeções, está a chegar a zona habitacional e indústria, mas nas próximas horas deverá entrar em resolução dados os meios no local e em trânsito que, à partida, serão suficientes”, acrescentou no autarca.

11 incêndios em curso

Quase 1.400 operacionais combatiam hoje à tarde 11 incêndios em curso no país, apoiados por 21 meios aéreos, sendo o de maiores dimensões o que lavra em Ourém desde a tarde de quinta-feira.

Segundo os dados disponíveis na página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, consultados pela Lusa às 18:00, combatem o fogo de Ourém, no distrito de Santarém, 550 operacionais, apoiados por 158 veículos e sete meios aéreos.

O alerta para este incêndio, que começou na localidade de Cumeada, na freguesia de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, foi dado às 16:37 de quinta-feira.

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, disse hoje à Lusa, pelas 16:45, que a situação está “muito complicada” e que o fogo já chegou ao distrito de Leiria.

O segundo incêndio que mobiliza mais meios é o que deflagrou na quinta-feira em Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança. Combatem este fogo 256 operacionais, apoiados por 80 veículos e seis aviões.

No distrito e concelho da Guarda permanece ainda ativo um incêndio que começou na quinta-feira na freguesia de Benespera e que mobilizava às 18:00 190 bombeiros e 63 viaturas.

No distrito de Leiria estão em curso dois incêndios que deflagraram hoje à tarde e que são combatidos por mais de 100 operacionais: na freguesia de Maceira, no concelho de Leiria, com 171 bombeiros, e na freguesia de Santiago da Guarda, no concelho de Ansião, com 131 operacionais.

Três bombeiros ficaram hoje feridos na sequência do despiste da viatura onde seguiam para combater um incêndio de Maceira, disse à agência Lusa o vereador Luís Lopes.

No total do país, às 18:00, estavam em curso 11 incêndios que mobilizam 1.389 operacionais, 412 viaturas e 21 meios aéreos.

Leia também