arqueologos, , , "/>
últimas

Vestígios romanos no Alentejo

Publicado por Horta e Costa em 20 de Junho de 2018 | 20:43

Equipa de arqueólogos dirigida por portugueses descobre vestígios romanos no castelo velho de Safara, no concelho de Moura, no Alentejo

Siga-nos através do Facebook

Com apenas duas semanas de escavação, uma equipa internacional da South-West Archaeology Digs (SWAD) sob a direção científica de portugueses encontrou vestígios, que remetem ao período compreendido entres os séculos IV e I a. C..

Em comunicado, Mariana Nabais, arqueóloga que lidera esta equipa, refere que “este projeto começou em novembro de 2017 e rapidamente tivemos o apoio de universidades internacionais como a University College London e da University College Dublin. Já descobrimos vestígios muito interessantes do Calcolítico, da segunda Idade do Ferro e Romano Republicano, contribuindo assim para a relevância deste projeto”.

Esta escola situada em Devon, na Inglaterra, está acampada perto do Castelo Velho de Safara, no concelho de Moura, no Alentejo e foi nesse local que descobriu os vestígios. A SWAD pretende sensibilizar a população residente para a valorização patrimonial e assim potencializar a região do Alentejo, captando a atenção do público internacional.

O objetivo desta escola passa por munir os alunos convidados de outras universidades, com as ferramentas necessárias para uma boa condução dos trabalhos de campo e laboratório, no âmbito da escavação existindo sempre uma componente prática muito forte.

Estão previstos dias abertos de escavação em que os visitantes poderão ter a experiência de participar ativamente nos trabalhos, manusear e reconstruir os materiais recolhidos. No final das escavações, a SWAD pretende criar uma exposição com todo o material recolhido e organizar um congresso que atraia a comunidade arqueológica ao concelho de Moura.


Deixe o seu comentário

Leia também

Notícias relacionadas
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE