arqueologos, , , " />

Vestígios romanos no Alentejo

Publicado em 20 de Junho de 2018 20:43

Equipa de arqueólogos dirigida por portugueses descobre vestígios romanos no castelo velho de Safara, no concelho de Moura, no Alentejo


Com apenas duas semanas de escavação, uma equipa internacional da South-West Archaeology Digs (SWAD) sob a direção científica de portugueses encontrou vestígios, que remetem ao período compreendido entres os séculos IV e I a. C..

Em comunicado, Mariana Nabais, arqueóloga que lidera esta equipa, refere que “este projeto começou em novembro de 2017 e rapidamente tivemos o apoio de universidades internacionais como a University College London e da University College Dublin. Já descobrimos vestígios muito interessantes do Calcolítico, da segunda Idade do Ferro e Romano Republicano, contribuindo assim para a relevância deste projeto”.

Esta escola situada em Devon, na Inglaterra, está acampada perto do Castelo Velho de Safara, no concelho de Moura, no Alentejo e foi nesse local que descobriu os vestígios. A SWAD pretende sensibilizar a população residente para a valorização patrimonial e assim potencializar a região do Alentejo, captando a atenção do público internacional.

O objetivo desta escola passa por munir os alunos convidados de outras universidades, com as ferramentas necessárias para uma boa condução dos trabalhos de campo e laboratório, no âmbito da escavação existindo sempre uma componente prática muito forte.

Estão previstos dias abertos de escavação em que os visitantes poderão ter a experiência de participar ativamente nos trabalhos, manusear e reconstruir os materiais recolhidos. No final das escavações, a SWAD pretende criar uma exposição com todo o material recolhido e organizar um congresso que atraia a comunidade arqueológica ao concelho de Moura.

Deixe o seu comentário
Recomendamos

Notícias relacionadas