World Press Cartoon em Caldas da Rainha

Publicado por Adília Vieira em 16 de Abril de 2019 | 14:23

O maior salão internacional de cartoon do mundo (World Press Cartoon), vai estar patente nas Caldas da Rainha a partir de 4 de maio

World Press Cartoon em Caldas da Rainha

Mais uma vez o World Press Cartoon (WPC) vai apresentar no dia 4 de Maio, nas Caldas da Rainha, o maior salão internacional de cartoon do mundo com um Júri Internacional de relevância mundial e autores que dedicaram toda a sua vida à produção de ilustrações e cartoons para jornais ao longo das últimas décadas.

As categorias Gag, Editorial e Caricatura receberam este ano cerca de 900 propostas ao concurso do melhor desenho, dos quais participaram 68 países e 71 novos autores.

Dos 900 desenhos recebidos, apenas 300 foram selecionados por cumprirem as regras do World Press Cartoon. O júri é constituído por Manuel Perez (Português), Cássio Loredano (Brasil), Oscar Grillo (Argentino) e Maria Picassó (Espanha).

A nova forma de comunicar o cartoon através do digital é, desde o evento de 2018 nas Caldas da Rainha, uma oportunidade para poder manter viva a actividade dos cartoonistas.

Na edição anterior, a vencedora Nardi partilhou que foi forçada ao exilio para poder expressar o seu trabalho. O seu percurso e resiliência com o cartoon “Liberdade de Expressão” valeram-lhe o primeiro prémio do salão.

Para o Júri a localização deste salão não poderia ser melhor. A tradição de Bordallo Pinheiro, um dos primórdios autores que lançaram a criação de cartoons na imprensa, é sintomático de uma cidade onde a arte e a cultura são um dos principais investimentos por parte da autarquia.

Os temas deste ano refletem uma vez mais os problemas mundiais, com muito Trump e Brexit a liderar os trabalhos apresentados, assim como os migrantes da Síria que infelizmente continuam a ser uma crise mundial, e os “Coletes amarelos” em França que têm marcado os media.

Para Oscar Grillo, o Argentino que este ano faz parte do Júri, a dificuldade e arte do cartoon está em “ser capaz de num só desenho reunir a sátira e crítica política e social, substituindo os milhares de letras que são necessários para escrever um texto que diga exactamente a mesma coisa”.

O Júri é unânime em dizer que Caldas da Rainha, pela sua tradição e história associadas ao cartoon e pela dinâmica que o Município incute no seu trabalho cultural, é o local ideal para este certame que uma vez mais traz à cidade os mestres mundiais do cartoon nesta nova Edição do World Press Cartoon.

Desta vez houve um esforço partilhado pela Autarquia e pela organização do evento para antecipar a abertura da exposição no sentido de poder atrair o público escolar da Região.

Deixe o seu comentário

Siga-nos através das redes sociais

últimas
Leia também
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE